sexta-feira, 26 de abril de 2013

Diário de Bordo 26/04 - Lukas


Resolvi fazer uma pesquisa hoje para sanar algumas dúvidas que tinha quanto ao projeto. A pesquisa se iniciou às 10h e terminou as 11h.
As dúvidas  eram relacionadas ao processo de formação das bolhas e seu comportamento em relação ao meio, o líquido utilizado no projeto, a dimensão das válvulas, entre outras.
Encontrei algumas informações interessantes, a respeito do processo de formação das bolhas e o seu comportamento: o tamanho das bolhas varia em função tempo que permanece acionada a válvula solenoide. A distância máxima entre as bolhas varia conforme a densidade do líquido em que ela é formada – por exemplo, a água é menos densa que o óleo mineral, então a distância entre as bolhas deve ser maior na água que no óleo.  E também a velocidade em que sobe até a superfície varia em relação à densidade do líquido, na água ela sobe mais rápido que no óleo mineral.
Quanto ao líquido utilizado, à dúvida era utilizar água ou óleo mineral – outros líquidos podem ser utilizados, mas estes são os mais comuns –, pesquisando sobre o óleo mineral, além de encontrar informações técnicas quanto a sua produção, também encontrei outros nomes dados a este produto, como parafina líquida ou vaselina, que facilitaram na pesquisa quanto ao preço, que achei acessível, R$24,00, 1 L de parafina líquida, mas decidir utilizá-la deve-se analisar a velocidade de deslocamento que o grupo deseja para as bolhas.
Durante a pesquisa encontrei uma página americana em que o criador desta página desenvolve um projeto semelhante, e pesquisando neste website encontrei as válvulas utilizadas por ele no projeto, e depois buscando mais informações sobre ela tive uma noção do tamanho, pressão entre outras coisas necessárias para tentar encontrar válvulas semelhantes no Brasil.
Além disso, pesquisei quanto a construção física do projeto, mais para decidir entre utilizar um único recipiente com várias divisões – uma para cada linha de bolhas, e a sua combinação formando uma letra ou desenho – ou tubos separados para cada linha. Não consegui concluir nada, mas encontrei alguns valores, que por acaso achei bem altos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário