domingo, 10 de março de 2013

Diário de Bordo - 10/03 (2)

Pesquisa realizada entre 20h30 e as 22h00 de hoje, com o objetivo de terminar o resumo iniciado por Sofia Campos, além de desenvolver a justificativa e introdução ao DGA.

Começando pelos materiais necessários, acrescentei a lista mais uma válvula (agora são 16), pois considerando que um PIC irá controlar o acionamento e desligamento das mesmas, podemos criar imagens 16 bits, programando por bytes (neste caso 4), facilitando assim a programação; além disso pedimos ajuda ao professor Carbone para nos ajudar a dimensionar as válvulas, já que dependendo da vazão o tamanho varia. Como temos agora 16 válvulas precisamos de mais um LED. Já que iremos utilizar uma bomba precisamos de um filtro para evitar o entupimento da mesma., neste caso será um filtro de 0.15mm para evitar a passagem de partículas minúsculas.
Quanto as medidas estamos pesquisando e calculando ainda, mas imaginamos algo em torno de 1x1,5m (comprimento por altura), mas isto pode ser alterado dependendo dos cálculos realizados.
A partir de um projeto já existente desenvolvemos uma lista com as partes do projeto:

- Capa ou revestimento (podemos excluir ela pois é somente para embelezamento);
- Tanque ou reservatório de água;
- Filtragem, bombas e condução de água;
- Estrutura;
- Distribuição e controle de saída de água;
- Iluminação;
- Sistema de Controle;
- Fonte ou Alimentação.

Além da lista de partes do projeto, também criamos um organograma para representar como seria o controle e funcionamento do projeto:



Como se poder perceber todo o projeto gira em torno de água, e também integra partes mecânicas acarretando certa dificuldade.

Quanto a Justificativa: Tem como objetivos principais a ornamentação e comunicação. Ornamentação pois é basicamente uma fonte, com os mesmos componentes, mas a água cai, e não, sobe; e comunicação pois pode-se organizar a saída de água de maneira a formar imagens ou palavras. Foi escolhido pelo grupo pois pareceu interessante, divertido, inovador e desafiador, além de envolver componentes curriculares como, eletrônica digital, eletrônica analógica, eletrônica industrial, sistemas microprocessados, e envolver o desenvolvimento e montagem de circuitos eletrônicos.


WAP PROJECT. Disponível em: <http://wapproject.blogspot.com.br/2013/03/diario-de-bordo-1003.html>. Acessado em: 10 mar. 2013.

CONSERTANDO MÁQUINAS. Disponível em: <http://consertandomaquinas.blogspot.com.br/2012/03/conhecendo-valvula-de-entrada-de-agua.html>. Acessado em: 10 mar. 2013.

LADi. Disponível em: <http://www.ladinteractiva.com/ladi_system.php?pid=components>. Acessado em: 10 mar. 2013.

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